sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Artigo: O jogo dos 7 erros e dos 7 acertos de um concurseiro - um estudo de caso.


"Caro William Douglas,

Estou escrevendo para lhe contar meu drama. Há cerca de um ano atrás, prestei concurso para o XXXXX para o cargo de XXXX (Hotelaria). Tive apenas a semana do carnaval para estudar, mas mesmo assim me dediquei e fui confiante fazer a prova. Para minha surpresa, passei em 3o lugar! O problema é que havia apenas uma vaga imediata e duas para cadastro de reserva. Caí no cadastro de reserva , em 3o lugar. Até hoje espero ser chamado e NADA.

Estou doido para deixar o meu trabalho, que me sufoca, e trabalhar na minha área de formação: TURISMO. Vou prestar um novo concurso para a Prefeitura de XXXXXX.  Estou muito desanimado, mas mesmo assim estou estudando e espero passar. Todo mundo me diz que vou ser chamado, mas não acredito muito nisso. O 1º e o 2º colocado, foram chamados muito rápido e quando chegou a minha vez, a coisa estagnou. Preciso urgentemente mudar de emprego, preciso passar e ser chamado rápido, pois estou a ponto de pedir demissão, por não suportar a função que eu desempenho dentro da empresa onde eu trabalho. O que você me diz sobre isso?  Atensiosamente, XXX"

Caro amigo XXX,

Obrigado pela confiança em pedir minha opinião. Irei dá-la de forma direta e franca, espero que entenda isso como o melhor que posso fazer para ser útil a você. Você me indagou "O que você me diz sobre isso?". Então, vamos lá. Direi.

Para começar, não estou vendo "drama" nenhum. O termo escolhido é forte demais, amigo. Drama tem quem está com uma doença terminal, quem perdeu um filho, quem está na miséria e sem nenhuma expectativa ou possibilidade de reversão do seu quadro etc. Você, não.

O que você me descreveu não está nem perto de um drama. O que mais tem no país é gente querendo mudar de emprego, insatisfeito, ou esperando ser chamado em um concurso. Aliás, tem muita gente que ainda nem passou em nenhum concurso, o que não é seu caso. Você já até passou em um, amigo. Aliás, parabéns pelo seu bom resultado, apesar de ter estudado pouco tempo. Quem estuda apenas uma semana e mesmo assim passa é: (a) uma pessoa de muita sorte, (b) alguém com alguma base anterior ou (c)  a soma das opções anteriores. Ao passar você conseguiu algo absolutamente incomum.

Você, porém, cometeu um erro que teve um custo considerável: devia ter começado a estudar bem antes, com o que provavelmente teria sido o primeiro colocado e já estaria com "o problema" resolvido. Não sei se você soube do concurso muito em cima da hora, ou se deixou para estudar apenas no final, não sei. Mas sei que para quem quer trabalhar com hotelaria/turismo as oportunidades de concursos não são tão numerosas, o que é mais uma razão pela qual você deve evitar desperdiçar oportunidades. Estudar e não passar faz parte, mas não estudar está fora de cogitação para quem quer passar. O erro foi custoso, mas tem solução... no futuro.

O erro de ontem me preocupa menos do que o de hoje. Não ter estudado mais para o concurso que já passou é um problema do passado: não há mais o que fazer, salvo a decisão de não incidir novamente na mesma falha. Vamos falar do hoje, do agora. Você está cometendo, além do erro de achar que vive um drama, mais dois erros:

1o.) Está gastando energia emocional há um ano, "sofrendo" com a expectativa de ser chamado ou não. Infelizmente, não há muito o que fazer no caso deste concurso senão esperar. Ligue para lá de vez em quando, procure se informar sobre as possibilidades de ser chamado, mantenha-se informado etc.

2o.)  Não continuou fazendo outros concursos. Não li nada sobre ter continuado estudando. Quando se faz um concurso o certo é continuar no estudo e treino, e em novos concursos, até tomar posse. Sim, nem passar, nem classificação, nem nomeação serve... só a posse! Você (e todo mundo que está esperando uma chamada) deve continuar estudando e fazendo as provas, pois muitos "acidentes de percurso" podem acontecer.

Bem, sem querer ser chato, mas atendendo ao seu "chamado", ainda vou falar de um terceiro problema: você está dando espaço para a falta de ânimo. Você diz que está muito desanimado mas estudando, e que espera passar. Ok, mas eu acho que seria melhor você se animar, pois isto influencia no desempenho. Quanto ao "espero passar", permita-me compartilhar minha visão: se você fizer as coisas certas pelo tempo certo, vai passar. São "favas contadas", como se diz. Não posso precisar quando, nem quantos ajustes e recomeços serão necessários, mas é algo que é certo.

Não fique indo na opinião de todo mundo. Aliás, você disse "Todo mundo me diz que vou ser chamado, mas não acredito muito nisso". Seus amigos querem te consolar mas você mesmo percebe que o caminho não é esse. Não devemos ficar esperando as coisas, mas ir em busca delas. Ao dizerem "você vai ser chamado" eles querem te tranquilizar mas essa atitude não ajuda em nada a passar no próximo concurso.

Outro problema: você está com pressa demais! Olhe seus termos: "Estou doido para deixar o meu trabalho, que me sufoca". Não pense no seu trabalho como algo que te sufoca, mas que ajuda a pagar suas contas. Não adianta ter pressa de sair de onde está.  Isso não ajuda.

Você diz: "Preciso urgentemente mudar de emprego, preciso passar e ser chamado rápido, pois estou a ponto de pedir demissão, por não suportar a função que eu desempenho dentro da empresa onde eu trabalho". Esse estado de espírito é prejudicial para você. E não pense que pedir demissão vai ajudar muito. É muito comum pessoas largarem o emprego para estudarem. Embora isso possa ser uma boa opção, nem sempre funciona, principalmente por dois motivos:

Primeiro, as pessoas em geral fazem isso ou para ficar dependendo de alguém que as sustente ou têm uma quantia em dinheiro para se bancar (um FGTS, uma poupança, coisas assim). Isso aumenta bastante a pressão pela aprovação, e o que se ganha de tempo pode se perder em estresse.

Segundo, aumenta o desperdício de tempo. Se a pessoa não está acostumada a estudar o dia inteiro, provavelmente não vai conseguir fazer isso da noite para o dia. O que recomendo é que a pessoa primeiro aprenda a administrar e controlar bem o seu dia mesmo trabalhando fora. Depois que ela conseguir ter uma boa administração do seu tempo, estar presente no que faz, aí é que se pode pensar em outras coisas.

Bem, contei ao todo sete erros:

1-     Achar que sua vida é um drama. Ela é um romance, não um drama.

2-     Estudar em cima da hora. Isso não funciona mais.

3-     Gastar energia demais com coisas sobre as quais não tem controle, como ficar ansioso esperando ser chamado. Cuide de sua vida, amigo! Não pense nisso.

4-     Fez um concurso e parou esperando ser chamado. Você devia ter continuado estudando e fazendo outros concursos com exigência de matérias semelhantes.

5-     Fica dando espaço para o desânimo: isto afeta a motivação para o estudo e a persistência. Aliás, ao dizer que "espera passar" você diminui sua motivação. Diga diferente: "eu vou passar, mais cedo ou mais tarde", ou como diz um de meus "mantras": "concurso não se faz para passar, mas até passar".

6-     Ouve demais os amigos que querem te consolar.

7-     Está com pressa demais, tanta que já está querendo largar o emprego etc. Isso atrapalha seu estado emocional, suas decisões e sua tranquilidade para estudar.

A boa notícia é que você também está com 7 acertos:

1-     Está perguntando, está buscando respostas... e fazendo essas perguntas a alguém que conhece o assunto. Não ouça curiosos. Sempre aparece gente querendo, por várias razões, posar de entendido nos assuntos.

2-     Quer melhorar de vida. Você busca um futuro melhor. Isso é ótimo!

3-     Não se acomodou em "querer", como é muito comum. Você está fazendo coisas para mudar de vida.

4-     Você já fez um concurso. Mesmo não sendo chamado, você já estudou alguma coisa para aquele concurso e adquiriu experiência.

5-     Não se imobilizou com a pressão, nem com a ansiedade, nem com os conselhos dos amigos: resolveu voltar para o jogo. Está estudando para fazer mais um.

6-     Está trabalhando, mesmo não amando o trabalho. Você consegue, apesar de tudo, perceber que por enquanto é preciso estar ali, nem que seja para pagar as contas. Nem sempre podemos fazer apenas aquilo que gostamos. Esse emprego é um degrau incômodo até, mas um degrau para você continuar subindo. Aliás, se você passar para a Prefeitura, ainda não estará fazendo exatamente o que deseja, mas já estará em uma situação mais privilegiada para aproveitar a vida desde já e se preparar para chegar onde quer.

7-     Está plantando. Pode até ter cometido erros, mas estudou alguma coisa, já fez um concurso, está se preparando para outros, você está "na estrada", "na pista". Quem planta, colhe, amigo, e você está plantando. A colheita virá.

Você está no caminho certo, continue nele. Conserte os erros, mantenha os acertos, e tudo dará certo. Convido-o a se cadastrar no meu Informativo, no meu site, para continuarmos essa conversa. Abraço concurseiro, fraternal e forte, e boa sorte!

*William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras, dentre elas o best-seller “Como passar em provas e concursos” – www.williamdouglas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário