segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Inscrições para casamento coletivo estão abertas em Pelotas (RS).


O Projeto Ronda da Cidadania e a prefeitura municipal de Pelotas estão organizando casamento coletivo a ser realizado no dia 3 de dezembro, às 16 horas, no átrio da Prefeitura, na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Já há 41 casais inscritos para casamento coletivo e os casais interessados ainda poderão se inscrever na próxima edição do Projeto Ronda da Cidadania, a realizar-se no próximo dia 1° de outubro na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes II, das 10h às 17h.

Para pessoas solteiras, é necessária a apresentação de certidão de nascimento; para divorciados, certidão de casamento com averbação do divórcio e para pessoas viúvas, certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge.

As Rondas da Cidadania são uma realização do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e constituem feiras de serviços de utilidade pública, que buscam garantir a inclusão social e o amparo integral da justiça à parcela da população carente, gratuitamente.
Os casamentos coletivos têm por objetivo garantir uma maior proteção à família, seja em razão das garantias que a legislação oferece ao casamento, seja em decorrência da preparação e das orientações jurídicas, sociais e psicológicas que são propiciadas aos nubentes pelo projeto Ronda da Cidadania e pela Prefeitura Municipal de Pelotas.

Fruto de uma parceria da Ronda da Cidadania com a Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), o projeto Ronda da Cidadania encarrega-se da inscrição dos interessados e da habilitação para os casamentos (para o que conta com a participação voluntária dos Cartórios de Registro Civil), enquanto a Prefeitura providencia a preparação da cerimônia de casamento e o acompanhamento social dos noivos e sua família.

De acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, “esses casamentos coletivos garantem cidadania às pessoas porque conferem maior proteção à família, além de constituírem, no mais das vezes, a realização de um sonho.”

A Secretária da SMCAS, Berenice Nunes, diz que a Secretaria está buscando sensibilizar empresários para que apoiem o casamento, como uma forma de resgate da cidadania. Empresas podem doar prêmios para que sejam sorteados aos noivos, como diárias em pousadas ou hotéis, jantares e almoços em restaurantes, joias e cestas de café da manhã. Além disso, para a realização do casamento, será necessário o apoio de cabeleireiros e maquiadores, confeitarias, floriculturas, lojas de decoração, som, fotografia e filmagem, lojas de aluguel de vestidos de noiva, entre outros.

Os empresários dispostos a colaborar podem fazer contato com a Secretaria  Municipal de Cidadania e Assistência Social na rua Marechal Deodoro, 404 ou pelo telefone (53) 33093600.Mais informações sobre a Ronda da Cidadania podem ser obtidas no blog: http://rondadacidadania.blogspot.com

Fonte: TJ/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário